quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A evolução do baile

Embora pareça antigo para muitas pessoas, o termo baile é utilizado até hoje e, diferente do que se imagina, é muito atual sim. O público é diversificado, tem bailes mais tradicionais de dança de salão e bailes com ritmos específicos. Os bailes e o público evoluíram com o tempo, é natural, mudam-se as músicas, o estilo de dança e etc. Mas alguns detalhes, na minha opinião, deveriam permanecer.

 O sentido anti-horário do salão, por exemplo, hoje em dia quase não existe, muitos nem sabem o que é e alguns até fazem movimentos e deslocam no sentido contrário. Isso me dá vontade de parar de dançar, juro. 
 
Outro ponto é: as pessoas acabam se identificando com certos ritmos e fazem aulas específicas, dançam muito bem e alguns até se tornam professores. E então, em um baile de dança de salão as pessoas ficam paradas no bolero, na salsa, cha cha cha, no soltinho então (esse quase nem toca mais), pois não sabem o passo básico dos outros ritmos. E a minha crítica na verdade é a falta de interesse em conhecer e praticar outras danças, pois cada dança ajuda em algo e pode melhorar seu corpo, seu ritmo, sua musicalidade, o contato... E aumenta sua possibilidade de dançar e não ficar só olhando.


E sabe aquela preparação, aquele cuidado com a escolha da roupa, do vestido adequado, o glamour das damas e o charme dos cavalheiros que a dança sempre teve? Minha vizinha de 80 anos me mostrou semana passada o seu guarda-roupa cheio de vestidos feitos para ir aos bailes, brincos e colares, toda vaidosa. E então no fim de semana fui em um baile e vi um casal que me chamou muita atenção pela vestimenta: tênis, boné, jeans rasgado, barriga de fora... um estilo meio hip hop. Não estava feio e eles dançavam muito bem, mas para o contexto achei tão diferente. Na realidade, com essa "evolução" dos tempos, vejo muitas mulheres dançando de botinha e blusa amarrada na cintura. É estilo! Repito, não está feio. Mas eu sinto falta desse glamour. Não que todos os homens precisem ir de terno e sapato e as mulheres com vestidos rodados com renda e cetim, mas um certo cuidado (um salto alto e maquiagem) pelo menos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário