A dança e a música
vêm desde a mais remota antiguidade, tendo múltiplas versões existentes
sobre sua origem. Dos cultos e rituais religiosos às lendas mitológicas
de templos pagãos com a "dança sagrada". Na Grécia surge a Escola
Sáfica, exercendo todas as artes, inclusive a dança. No Oriente surgem
os haréns, com as conhecidas odaliscas e seus véus, em que todas as
partes do corpo tem uma função. Já os bailes, conhecidos da turma da
dança de salão, começou em Roma com festas clandestinas noturnas, mas
logo passou a existir entre a nobreza.
Assim, a dança chegou até nós, tomando um verdadeiro sentido de arte.
Claro que, com o passar do tempo, as danças se transformaram, umas desapareceram, outras evoluíram e novas surgiram.
Bolero
O bolero é
um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários
países hispano-americanos. De origem Cubana tornou-se mais conhecido
como canção romântica mexicana, sofreu modificações, especialmente
desenvolvendo temas mais românticos e de ritmo mais lento. Tem tradição
nos seguintes países: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México,Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
Forró
Forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil praticada nas festas juninas e
outros eventos. Diante a imprecisão do termo, não existe consenso
quanto a definição musical do forró como estilo musical, sendo
geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos
musicais daquela região,como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Também é chamado arrasta-pé, bate-chinela, fobó.
O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem europeia a chula, denominada pelos nordestinos simplesmente "forró", xote e variedades de polcas europeias
que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou quadrilhas. A
dança do forró tem influência direta das danças de salão europeias, como
evidencia nossa história de colonização e invasões europeias.
Além do forró tradicional, denominado pé-de-serra, existe outras variações, tais como o forró eletrônico, vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no início da década de 90 que utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como a bateria, o teclado, ocontrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró universitário, surgido na capital paulista no
final da década de 90, que é uma especie de revitalização do forró
tradicional, que eventualmente acrescenta contrabaixo e violão aos
instrumentos tradicionais, sendo a principal caracteristica os três
passos basicos, sendo um deles o "2 para lá 2 para cá", que veio da polca.
Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande, Caruaru, Mossoró eJuazeiro do Norte, onde estas sediam as maiores Festa de São João do país. Já nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, e Teresina, é tradicional as festas e apresentações de bandas de forró em eventos privados que atraem especialmente os jovens.
Merengue
O merengue é a dança nacional dominicana, mas também conhecida em Porto Rico,Haiti, Venezuela, Colômbia e em Angola, na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. As suas origem são africanas, tendo sido levada pelos escravos daÁfrica Austral (Angola) para os novos territórios das Américas, a sua primeira referência escrita data do século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui váriossaxofones, acordeões, trompetas e teclados, com vocalistas divertidos. Ao nívelcoreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.
Aparentemente essa última versão é a mais próxima da verdade. Entre 1838 e 1849, a dança chamada "Upa Habanera" (Upa de Havana) fez seu caminho no Caribe sendo
bem-vinda em Porto Rico. Um dos passos desta dança era chamado de
merengue e isso denominou a dança quando aportou em solos dominicanos.
Permaneceu desconhecida para muitos até que o coronel Alfonseca escreveu letras para a novamúsica. Em 1844, o merengue ainda não era popular, mas em 1850 estava em voga, tirando o lugar antes ocupado pela tumba. Nesta época, os jornais de Santo Domingoiniciaram
uma campanha contra o merengue em favor da tumba. A alta sociedade não o
aceitava pois as letras eram vulgares, descendiam de negros africanos e não tinham caráter religioso. Mas aos poucos, o merengue foi ganhando espaço.
No começo do século 20, alguns músicos tentavam introduzir o merengue nos salões de bailes, porém ainda encontravam resistência da alta sociedade que não aceitava as letras das músicas. Em 1930, Rafael Trujilo usou as músicas em sua campanha presidencial através das rádios. Uma família aristocrática pediu
para Luiz Alberti para escrever uma letra decente e fez "Compadre Pedro
Juan" que não foi só aceita pela sociedade como tornou-se um sucesso. A
partir daí, o ritmo tornou-se muito popular e passou a ser dançado em
muitos lugares do Caribe e América do Sul.
Atualmente, o merengue, assim como a sua prima salsa, sofreu influências norte americanas, como a de grandes bandas. Osinstrumentos mudaram, mas o ritmo continua
inconfundível. A dança é muito alegre e contagiante, com passos fáceis
que permitem a cada dançarino se expressar através de seu gingado.
Salsa
A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-cubanos, tais como o son montuno, o mambo, cha cha cha, e a rumba cubanos. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971.
Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora
Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no
México, foram eles que criaram o nome Salsa, Sonora Matancera é
considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do
merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbiacolombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário.
Salsa, em castelhano,
significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma
música com "sabor". O movimento que originou este novo estilo de músicalatino-americana começou em Nova Iorque,
quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos
visando a criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano.
A salsa debutou no Hotel Saint-George no Brooklyn (Nova Iorque), onde o grupo Lebron Brothers, de origem porto-riquenha,
entusiasmou o público no início dos anos 1970. Daí, se espalhou entre
as comunidades latino-americanas nos EUA e Porto Rico, depois em Cuba, Venezuela, Colômbia e outros países de língua espanhola. Nomes como Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco, Hector Lavoe e Willie Colón (La Fania) se tornaram expoentes do gênero.
Nos anos 1980, a salsa foi invadida pelo merengue da República Dominicana e também pela música disco.
Neste momento, surgiu uma nova geração de músicos como Frankie Ruiz,
Eddie Santiago e Luis Henrique, que começaram a mudar o panorama da
música latina criando a chamada "salsa erótica" - para muitos, uma
traição do próprio caráter da salsa, machista, forte, ligada às ruas. No
entanto, esta salsa erótica ou sensual trouxe nova atenção ao gênero.
Na década de 1980, a salsa se espalhou pelo México, Argentina, Europa e chegou aoJapão, onde surgiu a Orquestra de La Luz, banda onde todos os integrantes são japoneses. Enquanto isto, o ritmo do merengue se tornava mais e mais popular em países como Porto Rico e era o ritmo que embalava as discotecas de música latina.
Um
país no qual se produziu, nos últimos anos, uma expansão da salsa com
maior vigor é a Colômbia, destacando-se Joe Arroyo, o grupo Niche e a
orquesta Guayacán. Entre os híbridos mais recentes da salsa, destacam-se
os chamados "mereng-house", a "salsa merengue" e "salsa gorda".
Em
2000, surgiu a primeira companhia especializada em salsa no Brasil, a
Conexión Caribe Companhia de Danças, que, em 2001, criou o Encontro
Nacional de Salsa, evento anual que, a partir de 2003, se transformou no
Congresso Mundial de Salsa do Brasil, um dos maiores eventos do gênero
no mundo.
Samba de Gafieira
O Samba de Gafieira é um estilo de dança de salão derivado do maxixe dançado no início do século XX.
Um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieira é
a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção,
exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. Na hora da dança, o
homem conduz a sua dama, e nunca o contrário.
Diz-se que, antigamente, o malandro da Lapa fazia
uso de um terno branco, sapatos preto e branco, ou marrom e branco e,
por debaixo do paletó, camisa preto e branca ou vermelha e branca,
listradas horizontalmente, além de um Chapéu Panamá ou Palheta —
há uma confusão sobre esses dois chapéus, parecidos de longe, porém, de
perto, bem diferentes. Dentro do bolso, carregavam uma navalha.
A
mão sempre ficava dentro de um bolso da calça, segurando a navalha em
prontidão para o ataque; a outra gesticulava normalmente; suas pernas
não andavam uma do lado da outra, paralelas, mas sempre uma escondendo o movimento uma da outra, como se estivesse praticamente andando sobre uma linha.
Dançando,
o dito "malandro" sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que
ela possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor e, ao
mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem para
puxá-la para dançar. Daí também a atitude de se sambar com os braços
abertos, como se fosse dar um abraço, além de entrar no ritmo da música,
proteger sua dama.
Tango
O tango é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".
O Tango mescla
o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e
totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios
femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um
compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se
prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca
acentuação do ritmo.
Há
diferentes tendências em seu estilo. O tango-canção, tango canyengue, o
tango milonga, tango romanzae o tango jazz. Hoje em dia é possível até
encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango eletrônico (o
electrotango pode ser conferido nos trabalhos dos grupos Bajofondo e
Gotan Project).
Valsa
Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical erudito de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita emcompasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha.
As valsas são muito utilizadas em bailes de debutantes e casamentos.
Durante meados do século XVIII, a allemande, muito popular em França, já antecipava, em alguns aspectos, valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1820, pode ser considerado o pai do gênero.
Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef eJohann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. Atualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais.
O
gênero musical gerou danças com braços entrelaçados ao nível da
cintura, tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo
entre os parceiros. No fim do século XVIII a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.
Zouk
Zouk - que significa "festa" - é uma dança praticada no Caribe (passada),
mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco.
Assim como o merengue o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na
cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam
simplesmente de tempo). Afora algum estilo que utiliza somente a cabeça
do tempo, em geral entre as cabeças se marca tambem no intervalo entre
as mesmas, no que é chamado de Contratempo (como p. ex. no Samba)-
marcado com o chamado 1,2. No Contratempo se faz o movimento
característico do Zouk, uma ginga ou um movimento sinuoso (onda)
conhecido como Cobrinha.
No Brasil, utiliza-se a música Zouk para uma espécie de dança oriunda da lambada,
porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada
era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem
hoje. A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos. Mas a base
para a dança nunca deixou de ser a Lambada e os giros e movimentos de
braços presentes na Salsa, Soltinho, Rock and Roll e Forro entre outros.
É
preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A
dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: kizomba,
tarraxinha, cabolove, cabozouk, Zouk R&B. A dança zouk do Caribe
(passada) está em muitos lugares como França,Inglaterra. Os principais pólos do zouk caribenho são: Antilhas, Cabo Verde e Haiti. A dança e estilo musical Kizomba, parecida com o Zouk é de origem angolana, tendo forte implementação nos PALOP, mas não está relacionada com o zouk dançado no Brasil.
NAUM ENTENDI BOSTA NENHUMA MERMAO>>>>>
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